quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Números da pirataria assustam o país



O problema com a pirataria continua. No último dia 16, foram apreendidos pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, no Rio de Janeiro, centenas de Dvds piratas. As cópias do filme "Tropa de Elite" chegaram nas ruas de Salvador antes da estréia nos cinemas. Até última sexta feira existiam 14 links com o filme completo, distribuídos nos sites youtube e google vídeos.



Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (APCM), desde janeiro a dezembro de 2005, mais de 31 milhões de unidades de CDs ilegais foram apreendidos no país, entre gravados e virgens, 165 pessoas foram presas por crime contra o Direito Autoral. Porém, esse número ainda não pode ser considerado um resultado positivo, uma vez que os níveis de pirataria musical vêm aumentando ano após ano e o mercado legal vem se reduzindo seguidamente.O estado de São Paulo é o primeiro no ranking com 16 milhões de unidades, o Paraná vêm em segundo lugar com 9,1 milhões de CDs falsificados apreendidos em 2005 e em terceiro lugar vem o Estado do Rio Grande do Sul com mais de um milhão.
Parte do sucesso do filme vem do tema “Tropa de Elite” inspirado no livro “Elite da tropa” lançado em 2006, escrito por policiais André Batista e Rodrigo Pimentel, e pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares. Tanto livro como filme mostram o que os autores chamam de ‘ficção a partir de experiências reais’ .

Nenhum comentário: